Pular para o conteúdo principal

Como você cuida do seu lixo?


Semestre passado o professor de Redíduos Sólidos passou alguns links de uns vídeos sobre a matéria que ele estava dando e tinha a ver com o destino do lixo. Um deles, em particular, me chamou muita atenção. Mostrava como é a separação do lixo no Japão (veja o vídeo aqui). E, tipo assim, é algo impressionante! Parece até ficção científica. Mas não é. É real e é possível.

No entanto, essas coisas me entristecem, pois vejo que ainda estamos muito longe de atingir essa tal realidade. Seria por falta de verbas ou, talvez, ignorância das autoridades competentes? Não acredito em nenhuma das duas desculpas. Primeiro porque se o Brasil fosse um país pobre, os políticos não levariam a vida esbanjando dinheiro público para benefício próprio, o que mostra que boa parte dele é roubado (e ainda sobra algum pra dar manutenção em alguns serviços pro povo). Já cheguei a comentar sobre isso aqui. Segundo porque as nossas autoridades são pessoas viajadas (nem por isso cultas) e que já visitaram e viram todo tipo de tecnologia espalhada pelo mundo afora.

Então porque diabos nunca se cogitou a possibilidade de implantar um sistema como o do Japão? Novamente, temos mais de uma questão a se pensar. Por um lado, a nossa população não tem a cultura da limpeza. Eu sei que é triste e pode parecer preconceituoso, mas é a verdade. E a verdade sempre dói. Como foi dito no vídeo, os japoneses se preocupam com o assunto há mais de 500 anos. Já os brasileiros, a partir desse ano, serão multados no Rio de Janeiro caso sejam pegos contribuindo pra sujeira generalizada. E isso porque a Copa vem aí e a casa precisa estar em "ordem" né (ou pelo menos parecer). Se não fosse esse fato, ninguém iria fazer nada a respeito, ou seja, os brasileiros não tem educação. Nas escolas não é ensinado e praticado o hábito de separar o lixo. Dentro de casa, muitas residências não possuem nem sistema de coleta de esgoto, quem dirá o de coleta de lixo... Então como as pessoas vão exercitar essa consciência? Infelizmente, pra maior parte da população, conviver com a imundície é normal. Afinal de contas, eles não conhecem outra realidade.

Por outro lado, é má vontade dos governantes. Nós os elegemos, trabalhamos pra nação, pagamos impostos e depois disso tudo não temos retorno em forma de melhorias públicas, sejam em infraestrutura ou serviços. Quando vamos procurar uma estrada decente, uma vaga no hospital ou uma escola boa pro filho, o dinheiro já se perdeu dentro de meias, cuecas e outros artefatos dos políticos corruptos que comandam esse país. Essa foi uma das motivações dos vários protestos que invadiram o Brasil. Também relatei sobre eles aqui e aqui.

Ah, então quer dizer que não dá pra fazer nada com relação ao lixo que produzo dentro de casa porque não temos o mesmo sistema do Japão? Não é bem assim né, gente... Temos que continuar vigiando as autoridades e cobrar melhorias. Porém, enquanto essa realidade não chega por aqui, muita coisa pode ser feita sim. O Brasil está desenvolvendo-se cada vez mais na questão de reciclagem. Hoje temos como tratar um volume muito maior de resíduos, mas isso não acontece sabem porquê? Porque a população não faz a sua parte. Ainda muitas pessoas não separam o lixo antes de jogar no "lixo". Assim, as usinas de reciclagem ficam limitadas. Temos tecnologia, capacidade e competência, mas falta conscientização, hábito e responsabilidade. Todos querem viver num ambiente mais limpo e agradável, no entanto, poucos "perdem tempo" fazendo o que está ao alcance.

Agora vão algumas dicas simples e que, com um pouco de boa vontade, todos podem fazer em casa:
  • Tenha duas lixeiras (de preferência diferentes) - uma pros resíduos orgânicos (úmidos) e outra pros recicláveis (secos).
    • O que é lixo orgânico? São restos de comida, plantas, enfim, tudo que, quando estragar ou morrer, vai dar mau cheiro. Esse tipo de resíduo não pode ficar em contato com os recicláveis, pois o isso pode fazer com que as bactérias os tornem inadequados para reciclagem. Esse é o motivo de ter as duas lixeiras.
  • Sempre limpe os produtos recicláveis antes de descartá-los.
    • Como fazer isso? Terminou com a garrafa de refrigerante ou suco: só enxágue com água e coloque no lixo dos secos. Acabou o pote de iogurte, requeijão e afins: encha de água e deixe de molho até dissolver o que ficou dentro. Depois enxágue e descarte. Os produtos engordurados devem ter mais atenção: lave com detergente e/ou jogue água aquecida pra retirar o excesso de resíduo. Essa limpeza tem que ser feita para que não haja proliferação de bactérias e, assim, se modifique as características dos materiais recicláveis.
  • Comece com disciplina até que a rotina vire hábito.
    • Vai comer lasanha de microondas? Enquanto espera ficar pronta, já jogue no lixo a embalagem externa. Tomou um Yakult? Lave o potinho pra retirar o fundo de açúcar, deixe secar um tempo (enquanto faz outras tarefas) e depois jogue no lixo. Usou um vidro de palmito? Enxágue e descarte com os devidos cuidados (pra não machucar o coletor, caso ele quebre). E assim vai... Você vai se surpreender com a quantidade de lixo reciclável gerado em um fim de semana, por exemplo.
    • Ainda tem dúvidas sobre quais produtos são considerados reaproveitáveis? Nesse link aqui tem a descrição de todos e mãos à obra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beleza: Quanto cobrar por uma maquiagem?

A verdade é que vou direcionar esse post pra maquiagem, mas o princípio da montagem do valor é o mesmo pra várias áreas de prestação de serviços. Então vamos lá... tem uma coisa básica chamada: Plano de Negócio, e ele inclui a formação do preço de venda, seja pra produtos ou serviços. O Sebrae possui ótimos cursos pra quem está pensando em abrir o próprio negócio, e o melhor, são gratuitos e online! No entanto, você não precisa ser nenhum expert pra entender como funciona esse princípio, basta ter bom senso. "A definição do preço de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadológicos. Além de dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação, o empreendedor deve entender as peculiaridades do seu segmento, analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor." Sebrae De acordo com o conceito acima, acertar no valor do seu serviço não é tarefa simples, pois se você cobrar um preço muito alto e fora do mercado, ninguém vai te...

Beleza: substituição ao elástico com gancho

Depois de muuuuuito pesquisar e não encontrar o bendito elástico com gancho que a Julia Petit usa em seus tutoriais para penteados, achei melhor desistir e utilizar uma outra tática que há muito tempo vi um cabeleireiro ensinando na TV. O que acontece é que a Proart , fabricante aqui no Brasil, deixou de vender o produto e só é possível encontrá-lo em sites internacionais, onde o preço do frete acaba invibializando a compra desses itens tão baratinhos, além da novela da alfândega para liberar a encomenda, como relatado nesse post . Portanto, meninas, não precisam se desesperar! O truque é colocar dois grampos, um de cada lado, em um elástico de cabelo comum (sem metal - eles são mais fininhos e é possível encontrá-los até nos supermercados) ou naqueles de prender dinheiro. O passo a passo vem aqui embaixo:   Prenda dois grampos em lados opostos de um mesmo elástico, formando duas pontas. Puxe os fios para formar o rabo de cavalo na altura que desejar. Encaixe u...

Beleza: Salvadores do inverno

Apresento a vocês os grandes salvadores desse inverno: o  Dramatically Different Moisturizing Lotion  (ufa!) da  Clinique e o famoso Bepantol . Resenha dois em um essa semana. Não sei se já comentei com vocês, mas moro numa cidade fria no interior de MG. Aqui, enfrentamos 8 °C, talvez até menos, nesse inverno. Apesar da minha pele ser mista pra oleosa (disse nesse post aqui ), chega nessa época do ano ela não aguenta e resseca mesmo. E muito! Principalmente nas bochechas, ao redor do nariz, acima da sobrancelha, lábios e mãos também, tudo culpa da água quente que não dá pra ficar sem. Estava usando o hidratante Chronos da Natura , mas ele não deu conta (refil novo dessa vez tá, gente). Tenho o hábito de passar manteiga de cacau nos lábios o dia todo, porém, ela não deu conta idem. Tive que ir às compras... Ou envelhecia uns 20 anos em 3 meses (nem um pouco exagerada hahaha). Depois de muito pesquisar custo x benefício, acabei optando pelo Dramatically Lotio...