Não sei se tornou-se uma obsessão ou se é o senso crítico cidadão querendo ver seus direitos cumpridos falando mais alto, mas o fato é que ultimamente estou procurando reclamar sobre tudo aquilo que me incomoda. Não me interpretem mal, não é o tipo de reclamação sobre a vida que enche o saco dos seus parentes e amigos. É o reclamar sobre serviços públicos ou privados que não estão sendo devidamente executados e, claro, diretamente nos órgãos responsáveis.
Vejo muitas pessoas mostrando sua indignação apenas nos perfis ou páginas do Facebook e blogs. Gente, na boa, vocês acreditam mesmo que algum político ou empresa vai ficar se preocupando em vasculhar essas redes sociais pra saber o que os cidadãos estão achando deles ou se estão agindo corretamente? Óbvio que não! Quem pensa que fazendo isso estará contribuindo para a melhoria do país engana-se. Esse tipo de atitude só perturba os amigos seguidores, que tem que ficar lendo a mesma coisa um milhão de vezes. Talvez possa ser um pouco de preguiça ou ignorância das pessoas, mas já que ela está gastando um tempinho em ler e compartilhar certa mensagem, acredito que poderia ser gasto mais um tempinho para procurar no Google a página principal do órgão ou empresa e ir lá na sessão adequada e registrar sua insatisfação.
Geralmente, todas as organizações tem uma "Ouvidoria" ou um "Entre em Contato" que é justamente feito para receber reclamações e analisá-las. E pela minha experiência, posso dizer que tem funcionado. Você está tendo algum problema com sua operadora de celular ou TV por assinatura? Fale com a Anatel! É dado um prazo de até 5 dias úteis para que a empresa se manifeste. Tem tido problemas com suas encomendas internacionais (leia mais aqui)? Entre na Ouvidoria do Ministério da Fazenda e cadastre sua manifestação! Ou então a RFB já liberou sua encomenda e os Correios não conseguem entregar dentro do prazo? Preencha um Pedido de Informação aqui!
Ah, você não gosta de perder 10 minutos preenchendo um formulário? Conte-me mais sobre como ficar horas na fila pra comprar um ingresso de show... Pense pelo lado positivo, você vai estar exercendo seu papel de cidadão consciente sem sair de casa! Quanto tempo não seria gasto se tivéssemos que pegar o carro ou ônibus e ficar andando de um lado pro outro pra entregar esses documentos? A tecnologia tá aí pra facilitar a nossa vida e ajudar-nos a controlar quem nos governa, afinal, essa é a ideia de uma democracia.
Neste artigo, o próprio funcionário da Receita Federal relata que uma atenção maior não é dada às encomendas internacionais porque o volume de reclamações formais não é suficiente para que a Receita encare isso como um verdadeiro problema. Pense nisso na próxima vez que você quiser fazer qualquer reclamação. Pode continuar relatando o ocorrido na sua linha do tempo, mas não se esqueça de também reclamar no lugar certo!
Comentários
Postar um comentário