Quem não sonha em ter uma pele de boneca? Algumas pessoas já nascem assim, outras precisam de uma forcinha da boa vontade unida a produtos certos. Confesso que eu nunca tive muitos problemas com a minha cútis, mesmo durante a adolescência (fase mais crítica para a maioria). Aparecia uma espinha aqui outra ali, principalmente no período menstrual, nada que preocupasse. Bem diferente da minha irmã, que precisou tomar medicamentos e visitar um dermatologista periodicamente por causa da acne. Portanto, aqui fica o meu conselho: se você vive com o rosto cheio de espinhas e daquelas bravas, procure um dermatologista de confiança para resolver o seu caso. Se a acne for tratada precocemente, a chance de sua pele ficar toda marcada depois reduz bastante. Digo isso porque a pele da minha irmã mudou radicalmente; não ia ser um ou outro sabãozinho que iria acabar com o problema. Outro mito muito comum é achar que pele oleosa não precisa de hidratação (ok, confesso que também já pensei isso há alguns anos atrás). Porém, sempre percebia que no frio minhas bochechas ficavam ressecadas e algumas partes descamavam, ou seja, óleo não hidrata! O que hidrata é água, pessoal. Por isso o uso de um hidratante de acordo com o seu tipo de pele é importante pra que ela mantenha aquele viço natural.
Assim, não estou receitando produtos neste post, ok? Só vou dizer um pouco mais sobre aqueles que tenho usado e estou gostando, lembrando que minha pele é mista (com exceção do nariz, que é oleoso demais) e eu não sofro com acne (talvez por conta da rotina diária, ou quase). Então vamos lá. Vou relatar o passo a passo dos meus cuidados diários com a pele do rosto durante a noite (pelo menos eu me esforço para que seja feita todos os dias).
Depois de muito pesquisar, e ficar até com medo de alguns géis de limpeza que relataram como "repuxadores", decidi comprar esse Cleanance Gel da Avène. Posso dizer que é suave, mas tira bem todos os resíduos de impurezas e deixa a pele gostosa, sem oleosidade por algum tempo. Não conseguiu dar muito jeito para o meu nariz, mas isso já é pedir demais. Uso todo dia quando acordo e antes de dormir para tirar a maquiagem leve do trabalho. Em seguida, uso o tônico Zincell da Ada Tina, que também ajuda a controlar a oleosidade, termina de retirar qualquer resíduo que tenha sobrado e fecha os poros. É suave, não dá aquela sensação de ardência. Depois aplico uma pequena quantidade do hidratante da Chronos da Natura para a faixa dos 25 anos em diante (é, a idade e a preocupação com ela chega pra todos). Não tenho um motivo em especial para utilizá-lo, somente o fato de ter comprado para experimentar e ele não acabar nunca! Sem contar que aproveitei a promoção que vinha o refil junto... Então vou usá-lo por um bom tempo ainda, mesmo a data de validade tendo vencido há pouco tempo (abapha!). O aspecto do produto não mudou, tá, gente, por isso vou usando. Apesar de ter proteção solar, não gosto de aplicá-lo durante o dia porque acho o cheiro meio esquisito e, além disso, deixa minha pele com aspecto oleoso. E vou dormir.
Mas a rotina não acabou por aí. Uma vez por semana faço uma limpeza mais profunda, de preferência no domingo, que não saio e dificilmente alguém estranho verá a minha cara. Gosto de fazer uma esfoliação depois do banho, porque acho que a água quente ajuda a abrir os poros e os cravos a saírem mais facilmente. Com a pele seca (isso mesmo, aprendi que o correto é assim), aplico uma pequena quantidade do esfoliante Renew da Avon em movimentos circulares e sem colocar muita força. Esse esfoliante é bem fininho, então nem precisa muito esforço pra senti-lo em ação. Enxáguo o rosto, seco, e já em seguida começo a espremer os cravos da região do nariz com o auxílio de um espelho de aumento de 10 vezes da Tweezerman. O bom é que feito nessa sequência, o sofrimento é bem menor e você fica impressionada com o que sua pele acumula em tão pouco tempo. Aí lavo o rosto com o Cleanance Gel, seco, e vou para os lábios; primeiro uso um esfoliante, só enxáguo (seco em seguida), e depois aplico o hidratante do mesmo kit Satin Lips da Mary Kay.
Ufa! Agora sim a rotina de cuidados diários acabaram. Nunca é demais dar mais alguns lembretes para alcançar a tão desejada pele lisinha. Nunca durmo com a maquiagem, e, nesse caso, nunca é nunca mesmo, tá. Sei que às vezes é difícil ter ânimo de tirá-la depois que chegamos em casa após uma balada, mas é um hábito que não abro mão. Não precisa ficar horas tentando retirar o rímel, mas tirar o grosso já é muita coisa pra sua pele! Se você tiver um demaquilante em óleo, como relatei aqui, essa parte vai ser rapidinha, nem vai atrapalhar seu sono! Além disso, beber muita água durante o dia (os 2 litros recomendados ou pelo menos chegar perto), dormir bem e ter uma alimentação saudável e balanceada. Se conseguir unir tudo isso à prática de exercícios, aí ficou perfeito! Mente sã, corpo são, e vice-versa. Querendo ou não, somos reflexo das nossas próprias escolhas. Espero ter ajudado. Pelo menos ninguém acha que eu tenha a idade que tenho hehe.
Comentários
Postar um comentário