Pular para o conteúdo principal

Maré Vermelha: atentado à democracia?

Nos últimos meses, os cidadãos brasileiros que têm o hábito de adquirir produtos através de sites internacionais têm percebido os efeitos da operação da Receita Federal intitulada "Maré Vermelha", que teve início em meados de março do ano passado. Segundo o próprio site da Receita, "a Operação Maré Vermelha vai aumentar o rigor nas operações de comércio exterior em razão do volume crescente de importações e o consequente aumento do crescimento do comércio desleal, que inclui a prática de fraudes como o subfaturamento, a triangulação e a utilização de falsa classificação fiscal que resultam em situações predatórias ao setor produtivo nacional."

Porém, o que tem acontecido na prática é o visível atraso das encomendas devido à incompetência dos fiscais e dos Correios. O volume de pacotes retidos aumentou exponencialmente, sem que, entretanto, tenham-se aumentado o número de funcionários para despachar de forma mais rápida os itens que por ali estão sendo fiscalizados. Os três artigos a seguir explicam de forma mais detalhada o que vem ocorrendo: Importações – O que está por trás da Operação Maré Vermelha?, Brasil, mostra sua cara: o (péssimo) tratamento dado às encomendas internacionais e Encomendas internacionais atrasadas: o jogo de empurra entre a Receita Federal e os Correios.

A nossa própria Constituição nos diz que todos são inocentes até que se prove o contrário. Já para a Receita Federal, parece que todos são culpados até que se prove o contrário... Ou seja, na tentativa de barrar as fraudes e os verdadeiros criminosos, os consumidores domésticos também estão sendo tratados como bandidos. Considerado o país da corrupção e que pratica um dos impostos mais altos do mundo, como esperar que o Brasil se posicionasse de outra forma? Claro que prejudicar mais uma vez os cansados trabalhadores daqui é muito mais fácil do que repensar sobre as tributações dos importados e abaixar as taxas para que todos saiam ganhando!

E aí fica a dúvida: esse tipo de operação pode ser aceitável dentro de uma democracia? Onde estão os direitos dos consumidores? Onde fica o respeito pelas empresas que dependem de insumos importados? Será que realmente o governo quer defender o seu povo? Não me parece que a ditadura ficou muito longe do nosso dia a dia... A democracia só funciona em nações em que o povo pensa e possui liberdade para expressar suas opiniões. Os cidadãos conhecem e buscam melhorar os seus direitos de forma pacífica, fiscalizando as ações dos políticos e cobrando atitudes. Os verdadeiros governantes devem ajudar o progresso de seu país, e não o contrário.

Portanto, eu pergunto: um governo que valoriza políticas assistencialistas e ao mesmo tempo "protecionistas" (como é o caso da Maré Vermelha), tem como meta formar um país genuinamente democrata? Tirem suas próprias conclusões... Assinar o Abaixo-assinado contra a ineficiência da Receita Federal do Brasil e dos Correios já é um começo para quem quer exercer a democracia de forma plena nesse país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Beleza: Quanto cobrar por uma maquiagem?

A verdade é que vou direcionar esse post pra maquiagem, mas o princípio da montagem do valor é o mesmo pra várias áreas de prestação de serviços. Então vamos lá... tem uma coisa básica chamada: Plano de Negócio, e ele inclui a formação do preço de venda, seja pra produtos ou serviços. O Sebrae possui ótimos cursos pra quem está pensando em abrir o próprio negócio, e o melhor, são gratuitos e online! No entanto, você não precisa ser nenhum expert pra entender como funciona esse princípio, basta ter bom senso. "A definição do preço de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadológicos. Além de dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação, o empreendedor deve entender as peculiaridades do seu segmento, analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor." Sebrae De acordo com o conceito acima, acertar no valor do seu serviço não é tarefa simples, pois se você cobrar um preço muito alto e fora do mercado, ninguém vai te...

Beleza: substituição ao elástico com gancho

Depois de muuuuuito pesquisar e não encontrar o bendito elástico com gancho que a Julia Petit usa em seus tutoriais para penteados, achei melhor desistir e utilizar uma outra tática que há muito tempo vi um cabeleireiro ensinando na TV. O que acontece é que a Proart , fabricante aqui no Brasil, deixou de vender o produto e só é possível encontrá-lo em sites internacionais, onde o preço do frete acaba invibializando a compra desses itens tão baratinhos, além da novela da alfândega para liberar a encomenda, como relatado nesse post . Portanto, meninas, não precisam se desesperar! O truque é colocar dois grampos, um de cada lado, em um elástico de cabelo comum (sem metal - eles são mais fininhos e é possível encontrá-los até nos supermercados) ou naqueles de prender dinheiro. O passo a passo vem aqui embaixo:   Prenda dois grampos em lados opostos de um mesmo elástico, formando duas pontas. Puxe os fios para formar o rabo de cavalo na altura que desejar. Encaixe u...

Beleza: Salvadores do inverno

Apresento a vocês os grandes salvadores desse inverno: o  Dramatically Different Moisturizing Lotion  (ufa!) da  Clinique e o famoso Bepantol . Resenha dois em um essa semana. Não sei se já comentei com vocês, mas moro numa cidade fria no interior de MG. Aqui, enfrentamos 8 °C, talvez até menos, nesse inverno. Apesar da minha pele ser mista pra oleosa (disse nesse post aqui ), chega nessa época do ano ela não aguenta e resseca mesmo. E muito! Principalmente nas bochechas, ao redor do nariz, acima da sobrancelha, lábios e mãos também, tudo culpa da água quente que não dá pra ficar sem. Estava usando o hidratante Chronos da Natura , mas ele não deu conta (refil novo dessa vez tá, gente). Tenho o hábito de passar manteiga de cacau nos lábios o dia todo, porém, ela não deu conta idem. Tive que ir às compras... Ou envelhecia uns 20 anos em 3 meses (nem um pouco exagerada hahaha). Depois de muito pesquisar custo x benefício, acabei optando pelo Dramatically Lotio...