Pular para o conteúdo principal

Beleza: como se maquiar sozinha

Bom, pra quem me conhece na vida real, sabe que eu adoro tudo relacionado à moda e, também, maquiagem. Sim, é possível ser vaidosa e ter uma mente pensante. Uma coisa não deve excluir a outra, de forma alguma. Por isso, senti vontade de começar a escrever sobre dicas e experiências a respeito desse outro lado meu, principalmente pra tentar ajudar aquelas pessoas que têm o desejo de melhorar sua aparência, mas sem saber muito bem por onde começar. Aprender a se maquiar sozinha é uma boa iniciativa. Assim, vou iniciar os títulos desses posts com "Beleza", só para diferenciá-los.

Comecei a me interessar por maquiagem na adolescência, mas até então minha mãe era quem me ajudava na produção. Só que o tempo vai passando, você vai reparando que na TV e revistas as mulheres estão sempre com algo novo e a gente quer imitar. Entretanto, nunca ficava igual. Estava no terceiro ano e já conseguia fazer o básico, mas não queria o básico pra formatura, óbvio. Foi então que marcamos hora com uma "profissional". O resultado? Horrível... uma decepção! Como somos muito brancas, dificilmente as ditas maquiadoras têm um tom exato da nossa pele. Conclusão: ficamos morenas até o pescoço, com base saindo na mão durante a festa toda, mas não dava tempo de ter lavado o rosto e começado tudo do zero. Depois desse dia jurei que nunca mais confiaria numa "maquiadora". Foi aí que comecei a pesquisar mais sobre maquiagem, pegar manuais com passo a passo, só pra tentar descobrir o segredo das artistas. Nessa época não havia acesso muito fácil desse tipo de material na internet (ela estava começando aqui no Brasil), era preciso folhear as revistas atrás de informação.

Portanto, estou aqui para dizer que é possível aprender a se maquiar sozinha sim. Não vou enganar vocês e falar que tudo vai dar sempre certo, mas não tem como fugir da frente do espelho. O mais difícil de aprender é a passar o delineador corretamente. Não existe outro jeito, tem que ir pra frente do espelho, fazer o traço, limpar, fazer de novo, até que ele comece a ficar aceitável e você perceba a melhor forma de se posicionar para desenhá-lo. O interessante é que você vai aprimorando sua técnica ao longo dos anos e, hoje, eu posso dizer que aprendi muito com os vídeos da Alice Salazar e Julia Petit.

As duas têm estilos completamente diferentes. A Alice é do tipo maquiagem fatal até de dia, enquanto a Julia prefere a linha "acordei linda desse jeito", sabe? Mas aconselho muito que as iniciantes assistam as duas para poderem assimilar o que mais combina com você. Aproveitem um fim de semana em que não vão ter nada pra fazer (e nem ir pra balada hein) e selecionem os vídeos que mais interessam e façam uma sessão. Depois, só correr pra frente do espelho e começar a testar o que viram. É isso mesmo, não vão deixar pra testar no dia da festa, porque a chance do resultado não ser o que você esperava é enoooorme!!!

Já experimentei o estilo das duas, e tenho as seguintes conclusões: se você vai pra uma balada, formatura ou festa em que você sabe que o ambiente é quente e você vai dançar e suar a noite toda, é melhor optar pela maquiagem da Alice; agora, se sua intenção é ir a um cinema, jantar, ou qualquer programa do tipo que você vá ficar parada e, de preferência, no ar condicionado, então se joga nas artimanhas da Julia. Considerando que você irá começar com produtos populares (Avon, Natura ou Mary Kay). Com o tempo, a prática e conhecendo melhor a sua pele em diferentes situações, vocês vão perceber que é possível (e muito comum) misturar os ensinamentos das duas para aquilo que vai ficar melhor em você.

*Atualização (03/2014): depois que comecei a maquiar profissionalmente e tive contato com os produtos das melhores marcas (os mesmos testados e usados pela Julia), posso dizer que dá pra adotar somente o estilo da Julia Petit, no quesito pele, em qualquer situação. Camadas finas sempre dão um melhor resultado e uma durabilidade incrível, sem ficar com aquele aspecto "cara de reboco" que, aliás, está fora de moda.
Alice Salazar
Julia Petit

Comentários

  1. Sempre quis aprender me maquiar de maneira correta procurei por curso mas nunca encontrei um curso que eu me adapitase bem, Conheci o Curso Boca rosa e virei uma profissional na area hoje faço imcriveis maquiagem e ainda ganho um bom dinheiro... :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Beleza: Quanto cobrar por uma maquiagem?

A verdade é que vou direcionar esse post pra maquiagem, mas o princípio da montagem do valor é o mesmo pra várias áreas de prestação de serviços. Então vamos lá... tem uma coisa básica chamada: Plano de Negócio, e ele inclui a formação do preço de venda, seja pra produtos ou serviços. O Sebrae possui ótimos cursos pra quem está pensando em abrir o próprio negócio, e o melhor, são gratuitos e online! No entanto, você não precisa ser nenhum expert pra entender como funciona esse princípio, basta ter bom senso. "A definição do preço de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadológicos. Além de dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação, o empreendedor deve entender as peculiaridades do seu segmento, analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor." Sebrae De acordo com o conceito acima, acertar no valor do seu serviço não é tarefa simples, pois se você cobrar um preço muito alto e fora do mercado, ninguém vai te...

Beleza: substituição ao elástico com gancho

Depois de muuuuuito pesquisar e não encontrar o bendito elástico com gancho que a Julia Petit usa em seus tutoriais para penteados, achei melhor desistir e utilizar uma outra tática que há muito tempo vi um cabeleireiro ensinando na TV. O que acontece é que a Proart , fabricante aqui no Brasil, deixou de vender o produto e só é possível encontrá-lo em sites internacionais, onde o preço do frete acaba invibializando a compra desses itens tão baratinhos, além da novela da alfândega para liberar a encomenda, como relatado nesse post . Portanto, meninas, não precisam se desesperar! O truque é colocar dois grampos, um de cada lado, em um elástico de cabelo comum (sem metal - eles são mais fininhos e é possível encontrá-los até nos supermercados) ou naqueles de prender dinheiro. O passo a passo vem aqui embaixo:   Prenda dois grampos em lados opostos de um mesmo elástico, formando duas pontas. Puxe os fios para formar o rabo de cavalo na altura que desejar. Encaixe u...

Beleza: Salvadores do inverno

Apresento a vocês os grandes salvadores desse inverno: o  Dramatically Different Moisturizing Lotion  (ufa!) da  Clinique e o famoso Bepantol . Resenha dois em um essa semana. Não sei se já comentei com vocês, mas moro numa cidade fria no interior de MG. Aqui, enfrentamos 8 °C, talvez até menos, nesse inverno. Apesar da minha pele ser mista pra oleosa (disse nesse post aqui ), chega nessa época do ano ela não aguenta e resseca mesmo. E muito! Principalmente nas bochechas, ao redor do nariz, acima da sobrancelha, lábios e mãos também, tudo culpa da água quente que não dá pra ficar sem. Estava usando o hidratante Chronos da Natura , mas ele não deu conta (refil novo dessa vez tá, gente). Tenho o hábito de passar manteiga de cacau nos lábios o dia todo, porém, ela não deu conta idem. Tive que ir às compras... Ou envelhecia uns 20 anos em 3 meses (nem um pouco exagerada hahaha). Depois de muito pesquisar custo x benefício, acabei optando pelo Dramatically Lotio...