Você deve estar pensando: "claro que sei ler... estou lendo essa postagem!". Pois é... não perguntei se você é alfabetizado, perguntei se você sabe ler, o que são duas coisas bem diferentes. Segundo o dicionário, o verbo transitivo ler significa:
"Distinguir e saber reunir as letras.
Percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa.
Tomar ou dar conhecimento do conteúdo de um escrito."
Percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa.
Tomar ou dar conhecimento do conteúdo de um escrito."
Portanto, juntar as letras e entender as palavras é fácil, eu quero ver é interpretar o que está escrito. E, infelizmente, isso é raro hoje em dia. Quer provas? Então vamos lá... Qual foi o último livro de literatura que você leu esse ano? Não gosta de literatura? ok, com que frequência você lê jornais, revistas, blogs especializados, ou qualquer outra coisa que te traga informação útil? Viu?! A tecnologia é fascinante, trouxe formas de relacionamento completamente novas, porém, também trouxe o comodismo, onde tudo tem que ser muito rápido e, de preferência, cheio de imagens e resumos de notícias, às vezes, importantíssimas. Em outras palavras, as pessoas estão com preguiça de ler... e, assim, tornam-se pessoas que não conseguem formar opinião sobre nada.
Na contramão do high tech, quem não tem acesso à modernidade corre o risco de não ter acesso nem à escolarização, ou seja, milhares (arrisco dizer até mesmo milhões) de pessoas completamente analfabetas ou analfabetas funcionais - sabem ler, mas não entendem o que estão lendo. Triste, não é? E você aí que tem tudo a seu alcance não usufrui do seu potencial. Desperdiça os seus neurônios jogando videogame o dia inteiro ou fofocando sobre a vida dos outros em um chat qualquer.
Vou lançar uma nova campanha: #vemprolivro. Parece clichê o que vou falar agora, mas só quem lê é capaz de entender o que estou dizendo. A leitura abre um mundo completamente novo e paralelo à sua realidade. Você viaja em cenários que só você enxerga, associa vozes aos personagens, sofre com eles, conhece outras culturas, outros países e, o que é melhor, sem sair de casa e sem gastar dinheiro (convenhamos, o valor do livro é bem menor que uma viagem real). Você melhora o seu vocabulário, coloca a mente pra funcionar, adquire conhecimento, aumenta seu poder de concentração e, consequentemente, vai escrever e falar melhor também. Se não acredita que um simples hábito pode trazer tantos benefícios, veja com seus próprios olhos. Comece hoje mesmo a leitura de qualquer coisa que você não está habituado, mas que lhe traga satisfação em ler. Mude seus conceitos, repense a maneira como você gasta o seu tempo ao longo do dia. Garanto que não vai se arrepender.
Comentários
Postar um comentário