Faz tempo que tô pra postar essa receita. Fiz o acompanhamento igual minha faz mãe faz, com arroz, feijão, purê de batata e molho vermelho. Acho que arroz, feijão e purê é básico e não preciso passar a receita (mas se alguém não souber como fazer, só falar). E o molho vermelho fica pra outra ocasião. Hoje o foco vai ser nas adoradas bolinhas de carne mesmo hehe.
Ingredientes:
- 3 porções de carne moída (chã de dentro ou de fora)
- 1 pão francês adormecido e amolecido em água
- 1 colher (sopa) de aveia
- 1/2 cebola pequena picada
- sal, pimenta calabresa, molho inglês, mostarda e Fondor à gosto para temperar
Modo de fazer:
- Minha mãe congela bolinhas de carne moída em porções de uma mão fechada, mais ou menos. A quantidade sugerida rende para até 4 pessoas. Se a carne estiver congelada, retire na noite anterior e deixe na geladeira. Aperte as bolinhas pra retirar o excesso de sangue e coloque num recipiente para acrescentar o restante dos ingredientes e que seja possível misturá-los sem fazer bagunça. Coloque o sal (uma pontinha de colher, lembrando que o Fondor também possui sal), o molho inglês, a mostarda, a pimenta, o Fondor e a aveia sobre a carne. Amasse tudo junto pra misturar bem. Pique a cebola bem pequenininha e jogue em cima da carne. Esprema o pão amolecido para retirar o excesso de água e junte à carne. É ele que vai dar a liga pra enrolarmos as bolinhas. Misture tudo novamente e veja se a liga está boa. O que isso significa? Faça uma almôndega de teste e veja se ela não fica se desmanchando enquanto você enrola. Se isso não estiver acontecendo, acrescente mais um pouco de aveia ou um pedacinho de pão seguindo o mesmo processo anterior. Tente fazer todas as almôndegas do mesmo tamanho. Coloque o fundo de uma panela não muito grande de óleo pra esquentar. Frite-as em fogo médio, tomando o cuidado de desgrudá-las do fundo e virá-las de vez em quando para ficarem com uma cor uniforme. Eu, particularmente, gosto delas mais escurinhas pra ficarem mais crocantes (uuuhhmmm!). Retire o excesso de óleo em papel toalha e pronto!
E pra beber, suco light de goiaba da Tial. Tem gente que gosta de colocar as almôndegas dentro do molho vermelho depois de fritas, mas eu acho que assim perde a graça da crocância... Por isso coloco o molho separadamente no prato, BUT gosto é gosto né. É uma receita simples, principalmente depois que você faz a primeira vez. O que demora mais é a parte de enrolar e fritar, o que pode ser agilizado se houver companhia na hora do preparo. #ficadica
Comentários
Postar um comentário