As ondas de manifestações continuaram ao longo de toda a semana em várias cidades do país. Cada vez mais pessoas se juntavam à massa a fim de protestar contra assuntos diversos e causas não muito definidas, mas com o objetivo comum de mostrar a insatisfação com a política exercida no Brasil por dezenas de anos. Porém, o que a mídia está fazendo questão de enfatizar é a ação dos "vândalos" (explico já o porquê das aspas). Reparem, todas as notícias, sejam elas na TV ou internet, começam mais ou menos da seguinte forma: "manifestação reuniu tantos milhares de pessoas e começou pacífica, mas uma minoria de vândalos arrumou confusão e saiu depredando tudo...". E aí vem cenas de bombas, pessoas encapusadas, policiais se "defendendo", quebra-quebra e correria. E o real motivo dos protestos e notícias a respeito para gerar o debate saudável que uma democracia deve ter, onde a mídia enfiou?!
Fui para Belo Horizonte nesse fim de semana para ir ao show da Maria Gadú, que estava marcado pro sábado, 22/06, no Chevrolet Hall. O caminho da casa da minha irmã até lá não passava pelas áreas centrais onde estavam ocorrendo as manifestações naquele dia. No entanto, o meu cunhado esqueceu o ingresso dele em casa e precisaríamos passar lá antes de ir ao show. Saímos de casa umas 21h e, chegando nas proximidades do prédio dele, nos deparamos com ruas interditadas, além de vários policiais parados em pontos estratégicos. Nesse momento, vimos a tropa de choque (ou Força Nacional?) avançando na Rua dos Guajajaras que estava deserta. Não havia manifestantes ali. Demos a volta e paramos o carro em um local próximo e fácil de ir embora depois. Enquanto esperávamos o namorado da minha irmã, presenciamos helicópteros sobrevoando a área, muitas viaturas passando o tempo todo e algumas pessoas correndo pra longe. Foi um momento de tensão, pois não sabíamos o que estava acontecendo lá pra baixo. Foi quando meu cunhado chegou, também correndo, e relatou o que viu: um colchão e várias lixeiras pegando fogo, pessoas encapusadas e com paus na mão esperando a tropa chegar para o embate. Pela primeira vez, senti medo do que podia acontecer. Repito, não havia manifestantes no local.
Esses vândalos e bandidos não estão lutando por causa alguma. Por isso está tudo muito estranho. No dia seguinte pesquisamos no Google sobre o ocorrido e, adivinhem, a principal notícia vinha de um jornal filiado à Globo enfatizando a violência desse ato no mesmo horário que passávamos por lá, mas nenhuma foto ou vídeo, ou sequer um comentário sobre como a "manifestação" foi parar na Rua Rio de Janeiro. Também não relataram como foi o fim desse combate (os jornalistas tem hora para dormir?). Havia muito policiamento para deixarem os autores do vandalismo escapar livremente. Agora retomo o motivo de ter escrito "vândalos", entre aspas, lá no início do post. Será que são mesmo vândalos e bandidos agindo por livre e espontânea vontade ou é um grupo organizado e comandado para se infiltrar de propósito no meio dos protestos? Quem (grande) estaria por trás? Não, não é paranóia. Pare, informe-se, pense, reflita.
Difícil engolir o fato de TODAS as emissoras de TV e revistas e jornais passarem a transmitir os eventos sempre focando o lado ruim, que é o prejuízo dos comerciantes ou destruição do patrimônio público e, assim, tentando incentivar a própria população a reprimir qualquer protesto coletivo que ocorra. O que seria um ótimo motivo para que um partido repressor se aproveitasse da situação e tomasse o poder com o "intuito" de resolver o problema e restaurar a ordem. Espero que a massa não compre essa ideia e nem perca a força de continuar saindo às ruas para mostrar sua indignação. A nossa causa é legítima e precisamos do povo unido para mudar alguma coisa. Entretanto, também compartilho a ideia de que os protestos precisam ter foco para ganhar um alcance maior e realmente pressionar os governantes para que as mudanças ocorram a partir de agora, não depois.
Saia da frente da TV e pelo menos passe pelas ruas para ver o que realmente está acontecendo. Procure fontes de informações diversificadas na internet para que você possa analisar e discutir com calma tudo o que vem acontecendo. O futuro do país é responsabilidade de todos. Não dá mais para simplesmente não se preocupar com política e com o rumo que as coisas vão tomar. Deixo aqui, aqui e aqui links de textos de uma socióloga que realmente nos fazem refletir. Não tenham preguiça de ler. Levem a discussão para dentro de casa, igreja, grupo de amigos, etc. Precisamos exercitar o nosso senso crítico e aprender na prática a educação política que nunca nos foi ensinada. O Gigante acordou e precisa de informação. O conhecimento ninguém pode roubar.
Comentários
Postar um comentário